JORNALISMO ECONÔMICO

Estadão abre nova turma pra formação em Jornalismo Econômico

Curso-estado-de-jornalismo-economico-2016

TEXTO – ESTADÃO

Nesta terça-feira, 26 de janeiro de 2016, foram abertas as inscrições para o 6º Curso Estado de Jornalismo Econômico. Promovido pelo Grupo Estado e em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), o programa, que é gratuito e ocorre em período integral, será realizado entre os dias 4 de abril a 30 de junho.

O programa de treinamento, que atualmente é considerado o mais completo para jovens repórteres que desejam trabalhar no setor, é voltado para jornalistas formados em 2014 e 2015, além de alunos de último semestre de faculdades de jornalismo de todo o País.

O currículo do programa foi desenvolvido pela FGV de acordo com as necessidades apontadas por editores do jornal.

Na parte da manhã os participantes terão aulas com professores da FGV e desenvolverão atividades jornalísticas específicas, como entrevistas coletivas realizadas especialmente para os alunos. Já na parte da tarde, os focas passarão por diversas editorias do jornal e da Agência Estado, para aprender na prática como atuar em jornalismo econômico.

Como se inscrever

Os interessados terão até o dia 28 de fevereiro para se inscrever na primeira fase da seleção. É necessário cadastrar o currículo no site Vagas, justificar o interesse pelo curso e dizer qual foi, na sua opinião, o principal fato da cobertura econômica em 2015.

Em seguida, o candidato deve realizar os testes digitais de conhecimentos econômicos, português e inglês.

Em março serão divulgados os nomes dos 75 jovens selecionados para participar da segunda fase, na qual farão um novo teste de conhecimentos e redigirão uma reportagem econômica. Por fim, serão entrevistados por profissionais do Grupo Estado. A lista com os nomes dos 25 aprovados para participarem do curso, será divulgada no dia 20 de março.