CURSO: JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS

Abertas as inscrições para Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles que pretendem crescer na carreira e se aprimorar nos fundamentos da atividade jornalística. O contato com alguns nomes importantes dlo cenário profissional e acadêmico, como Manuel Carlos Chaparro, podem incrementar ainda mais os conhecimentos e dar um troque na decisão final de se aventurar pelo mundo da informação, sendo o operador do sistema e produzindo material de qualidade.

Se está a fim de ser um nome no jornalismo, em especial para áreas como a de Diretos Humanos, reconhecendo qual é o papel do jornalista na defesa deles, a chance é participar do curso oferecido pelo Conectas em parceria com a Oboré, do amigo Sérgio Gomes.

Veja abaixo o programa conforme publicado na ágina do Conectas.

Curso_DHeJor_01_720

 

Texto: Conectas

Como é a realidade das prisões brasileiras? Qual a importância das Nações Unidas e da OEA (Organização dos Estados Americanos) para os direitos humanos e como o Estado brasileiro reage a denúncias de violações nestes órgãos? Qual o tamanho do fluxo de migrantes e refugiados no Brasil e como são as leis que os regulam?  Por que os medicamentos essenciais para a saúde são tão caros? ?

E, sobretudo, qual o papel do jornalismo nisso tudo?

Estudantes universitários de jornalismo e de outras áreas do conhecimento interessados em compreender e cobrir estas e outras pautas podem se inscrever, até 30/9, no II Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.

Os 20 alunos selecionados participarão de palestras e entrevistas coletivas com especialistas ao longo dos meses de outubro e novembro de 2015. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos.

Promovido pela Conectas em parceria com Oboré, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro e conta com a coordenação pedagógica do jornalista João Paulo Charleaux.

Clique aqui para se inscrever.

O encontro de seleção será realizado no dia 3/10, às 9h, na Matilha Cultural, em São Paulo. Além de assistir uma palestra de Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas, os candidatos realizarão um teste escrito. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 9/10.

Metodologia

Os encontros, sempre aos sábados, cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico; uma hora de palestra com os especialistas, seguida de uma hora de entrevista coletiva; e, por fim, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Na sequência, os alunos devem redigir um texto noticioso sobre o tema do encontro.

Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Também será possível avaliar, durante essas monitorias, as qualidades a serem potencializadas e problemas a serem trabalhados por cada aluno.

Pacto de reembolsa

Para medir o empenho real de cada participante, o projeto trabalha com o método da “reembolsa”: os alunos pagam o valor de um salário mínimo no momento da matrícula, mas recebem o dinheiro de volta ao final do curso se:

1) participarem de todos os encontros;

2) participarem de ao menos um atendimento individual;

3) produzirem todas as matérias semanais na sequência de cada encontro;

4) conseguirem publicar ao menos uma delas em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.

A metodologia do Projeto Repórter do Futuro é resultado de uma experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária.

Programação
Todos as atividades, com exceção do encontro de seleção e da oficina sobre metodologias de estudo, serão realizados na sede da Conectas (Av. Paulista, 575 – 19º andar).

3/10, 9h às 13h | Encontro de seleção
Qual o papel do jornalista hoje na cobertura de direitos humanos?
Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas
Local: Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo/SP

17/10 | 9h às 14h
Jornalismo como bem público

Manuel Carlos Chaparro, jornalista (quatro vezes vencedor do Prêmio Esso), professor aposentado e um dos responsáveis pelas Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo

24/10 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?

Laura Waisbich, assessora de Política Externa da Conectas

7/11 | 9h às 14h
Raio-x do sistema prisional brasileiro: uma fonte inesgotável de violações e de pautas

Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas

14/11 | 9h às 13h
Migrações e refúgio no Brasil

Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas

14/11 | 14h às 17h
Metodologias de estudo

Ausonia Donato, educadora especializada em psicologia da educação
Local: Intercom – Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – São Paulo/SP

28/11 | 9h às 14h
Propriedade intelectual e acesso a medicamentos

Marcela Vieira, coordenadora do GTPI (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual)

5/12 | 9h às 13h
Encerramento