ESTÁGIO DE JORNALISMO NA ALEMANHA

Já estão abertas as inscrições para o Internationale Journalisten-Programme 2016.

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo

Trata-se de um programa de estágio para jornalistas em Berlim, na Alemanha que dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação no país. Os estagiários selecionados passam dois meses e meio (entre fevereiro e abril de 2016) trabalhando em um veículo de comunicação alemão.

As inscrições devem ser feitas por e-mail por meio da assessoria de imprensa da Embaixada ou Consulados da Alemanha no Brasil  até 25 de setembro de 2015. O edital oficial já foi divulgado pelo Consulado de São Paulo, mas não foi divulgado como as candidaturas devem ser enviadas, se por e-mail ou outra forma de contato. Por isso, é importante entrar em contato com a assessoria de imprensa e pedir as informações para não ficar de fora.

CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL

O candidato deve ter entre 23 e 35 anos, enviar currículo (em Alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em Português) que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português). É bom também fazer uma descrição da capacidade profissional do jornalista.

A carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por mais ou menos dois meses. O resultado da comissão de seleção será comunicado aos interessados até novembro de 2015. Porém, o maior empecilho é que é preciso ter conhecimento da língua alemã ou, em casos excepcionais, eles selecionam quem tem conhecimentos sólidos de inglês e espanhol. O currículo deve, de alguma maneira, comprovar os conhecimentos de idioma exigidos.

Além do trabalho na redação alemã, o programa ainda inclui uma semana de orientação em Berlim na qual os todos participam de seminários, palestras e encontros obrigatórios. Nestes dias, os jornalistas latinos também conhecem os alemães que farão o mesmo programa só que em países da América Latina.

O IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha e financiado por diversos patrocinadores. Para informações mais detalhadas, é só entrar em contato pelo e-mail: vorderwuelbecke@ijp.org

O envio dos documentos para inscrição deve ser feito para a Embaixada ou Consulado da Alemanha no Brasil, não devem ser encaminhados para a Alemanha, pois serão descartados.