Conheça as parcerias internacionais da FMU

Universidade Paris 8 Vincennes

Universidade Paris 8 Vincennes

Interessados em estudar no exterior têm grandes oportunidades nas universidades que oferecem convênios com instituições internacionais. Alguns ainda desconhecem quais são esses convênios, então, para reforçar, segue a lista, disponível no site http://www.portal.fmu.br

Confira:

Samford University – É a parceria mais antiga estabelecida com o Complexo Educacional FMU, já que, desde 1995, é voltada ao intercâmbio acadêmico nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão dos estudantes e docentes do curso de Direito, incluindo a Pós-graduação Lato Sensu e o programa de Mestrado. O acordo com a universidade norte-americana engloba atividades como cursos e seminários nas sedes das instituições e intercâmbio de professores. A Samford University foi fundada em 1841 em Marion, no Alabama. Durante a sua história, o seu Campus teve vários endereços e hoje está localizado na cidade de Birmingham.

Universidade de Angers – Em 1997 foi assinado o convênio com a Universidade de Angers, na França, beneficiando alunos e docentes das áreas de Hotelaria, Turismo e Meio Ambiente. A parceria propicia aos estudantes a promoção da pesquisa, da formação e da troca de ideias, além de incentivar o intercâmbio de pessoas interessadas pelos programas elaborados em conjunto. Em 1356, recebeu o título de universidade e, em 1364, Charles V concedeu a sua autonomia e privilégios. Angers é considerada uma verdadeira cidade universitária, contando com mais de 30 mil alunos, sendo que, dentre eles, há mais de 3 mil estrangeiros. A universidade fica localizada no coração do Vale do Loire, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO reconhecido por seus castelos e sua beleza natural.

Universidade de Lodz – A parceria com a Universidade de Lodz, localizada na Polônia, foi estabelecida em 2004 e visa a promoção de intercâmbio educacional e cultural de alunos com o curso de verão tanto do Brasil quanto da Polônia. Os estudantes beneficiados por este acordo, além de assistirem às aulas e palestras durante a semana, podem aproveitar os finais de semana para fazer passeios culturais. A Universidade de Lodz é uma das principais instituições de Ensino Superior na Polônia. Criada em 1945, ostenta a escola mais antiga e reconhecida do polonês para estrangeiros, que tem educado mais de 20 mil alunos desde 1952.

Universidade de Salamanca – A parceria – estabelecida a princípio com o Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU – já rendeu frutos, como a produção de artigo conjunto entre docentes do Mestrado e da instituição espanhola. Em 2011, o acordo estendeu-se para os cursos de Graduação. Fundada em 1218, foi a primeira instituição da Europa a adquirir o título de universidade e é a mais antiga da Espanha e de toda a Península Ibérica.

University of East London – O convênio proposto com a University of East London, na Inglaterra, estabelece uma parceria por meio de bolsas de estudos para alunos das duas faculdades. Com mais de 28 mil estudantes de 120 países, a UEL é uma das universidades mais diversificadas do Reino Unido e de maior crescimento nos últimos tempos, com uma longa tradição de permanecer na vanguarda da inovação no ensino.

Universidade de Sorbonne – Fundada há oito séculos, a Universidade de Sorbonne é uma das instituições de ensino mais antigas e renomadas do mundo. A instituição destaca-se como um centro de estudos dedicado à Literatura, Línguas, Artes, Humanidades e Ciências Sociais, sendo um símbolo de prestígio da história da nação francesa.

Universidade de Nanterre – Localizado próximo a La Défense – maior distrito de negócios na Europa –, o centro de estudos oferece formação internacional apoiada em pesquisas reconhecidas e premiadas ao redor do mundo. A Universidade de Nanterre destaca-se pelo estudo da Ciência Jurídica e das disciplinas que fazem a interface com o Direito, como Economia, Sociologia e Psicologia.

Universidade Paris 8 Vincennes – Saint-Denis – Fundada em 1968, a Universidade de Paris 8 Vincennes – Saint-Denis é um centro de ensino e de pesquisa na área das humanidades. A partir do estudo de Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais, a instituição proporciona aos seus estudantes a compreensão do mundo contemporâneo.

Universidade Paris-Est Créteil – Com mais de 30 mil estudantes, a Universidade Paris-Est Créteil possui uma excelente infraestrutura de laboratórios e um centro de formação de professores. Em seus 12 campi, distribuídos por cinco municípios, são oferecidos cursos que variam de diplomas de tecnologia até doutorado.

Instituto Politécnico de Tomar – O Instituto Politécnico de Tomar, localizado em Portugal e dedicado ao ensino nas áreas das ciências, tecnologias, artes e humanidades, promove uma educação de qualidade a seus discentes. Firmado em 2010, o convênio engloba o intercâmbio entre alunos e professores do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU e a instituição portuguesa com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre as temáticas relacionadas à sociedade da informação.

Universidade de Nápoles Federico II – Fundada em 1224, a Universidade de Nápoles é uma das maiores da Itália e uma das mais antigas do mundo. A parceria entre a faculdade europeia e o Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU visa o desenvolvimento de pesquisas e o intercâmbio de docentes e alunos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento educacional em ambos os países.

University of Califórnia Irvine – Desde 1965, a Universidade da Califórnia, em Irvine combinou os pontos fortes de uma grande universidade de pesquisa com a generosidade de uma incomparável localização ao sul da Califórnia. Com mais de 28 mil estudantes de graduação e pós-graduação, a UCI está entre as universidades mais dinâmicas da Califórnia e entre as 10 melhores instituições dos Estados Unidos. A parceria firmada com a FMU, além de propiciar o estudo da língua inglesa, o aluno poderá ampliar seus conhecimentos em Business, International Business, Marketing, International Finance, Strategy, Global Media e Communications nos Estados Unidos.

Os programas de intercâmbio do Complexo Educacional FMU são coordenados pelo Prof. Manuel Nabais da Furriela. As dúvidas ou sugestões sobre os convênios podem ser enviadas para o e-mail furriela@fmu.br.

Anúncios