Se souber usar bem

Tecnologia é fundamental nos dias de hoje, pois facilita o nosso dia a dia, cria alternativas para agilizar as transações e, em especial, a circulação de informações. Mas depende do usuário saber usar suas facilidades, para que realmente seja uma contribuição a sociedade. 

O aplicativo para localização e chamada de corrida de táxi

O aplicativo para localização e chamada de corrida de táxi

A reportagem sobre alguns aplicativos que estão disponíveis no mercado atualmente mostra o que eles podem contribuir para melhorar nossa vida e isso é algo que realmente interessa a maior parte da sociedade pois todos nós queremos realmente que a tecnologia traga soluções. Porém, o péssimo hábito dos brasileiros em  utilizar as ferramentas co o fim único de se beneficiar ou levar vantagem tem causado mais dados que benefícios aos usuários ou à sociedade como um todo.

Vejamos. O aplicativo móbile que permite você encontrar táxi e chamá-lo para uma corrida sem a necessidade de ter de ligar para um ponto ou condutor específico e aguardar alguns minutos além do que precisa é uma ferramenta de sucesso em países onde a população entende bem como a tecnologia pode nos ajudar. Para países como Brasil, porém, o resultado do aplicativo é ótimo para quem o utiliza, mas tem gente que não o usa adequadamente e acaba prejudicando quem, por exemplo, presta serviço em função dele. É o caso dos taxistas. Muitos deles  acionados pelo aplicativo ao qual estão cadastrados, quando chegam ao local para atender o chamado ficam sabendo que o usuário já pegou outro veículo que presta serviço em outro aplicativo.

Ou seja, o usuário, tendo a disposição alguns aplicativos que prestam o mesmo serviço, em vez de fazer valer o que está usando, prefere convocar vários motoristas em vários aplicativos e pagar o primeiro que chegar e não cancela o pedido dos demais. O resultado é que, um serviço que poderia ser bem usado e oferecer conceitos de serviço de primeiro mundo, cai numa disputa exacerbada pela necessidade das empresas de criar meios para que seu cliente se fidelize.

Uma empresa que tem obtido respaldo tanto de usuários como condutores é a SaferTáxi. Aprovada pelos novaiorquinos e dos cidadãos de Santiago, no Chile, a empresa criou um chamado de apenas dois cliques e colocou wi-fi em todos os veículos da frota, permitindo que o usuário fique conectado à internet enquanto faz sua viagem e realize o pagamento por meio de cartões de crédito.

O Waze – que é apresentado em vídeo reportagem da editoria Link (www.estadão.com.br) auxilia os motoristas que podem estar em apuros no trânsito, especialmente em cidades como são Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, onde em determinados horários é quase comum os congestionamentos. Para se livrar das vias paradas, o Waze permite que os condutores troquem informações com outros. se usado desta forma, seria um modelo de aplicativo que seria de real importância para todos nós, mas o Waze é usado para facilitar a fuga de quem, por exemplo, pode cometer crimes atrás de um volante de automóvel quando dirige embriagado.

Assim como outros aplicativos que tem a mesma finalidade, os brasileiros ajudam aqueles que muitas vezes desconhece a fugir das blitze da Polícia Militar que tenta nas chamadas operações em pontos de fiscalização tirar de circulação os motoristas embriagados ou sem condições de pilotar e que podem causar acidentes graves ou fatais. Como sempre se diz, quem não deve nada não tem e não deve fugir. A tecnologia deveria auxiliar a sociedade em vez de servir de escape para os espertinhos de plantão ou gente que  considera estar fazendo um grande papel em permitir que pessoas escapem da fiscalização, colocando em risco a vida de outras.

Anúncios