Facebook será novo Orkut?

A nova Busca Social apresentada pelo Facebook

A nova Busca Social apresentada pelo Facebook

Muito já se especula sobre as transformações do Facebook e seus aprimoramentos buscando talvez melhorar cada vez mais  a forma como as pessoas trocam suas experiências e informações na rede, mas será que os benefícios não transformarão a rede de Mark Elliot Zuckerberg em algo parecido com o o Orkut?

As mudanças estão sendo anunciadas em pílulas, mas aos poucos o Facebook, que tornou as relações na internet mais seletas, em vez daquele monte de gente que adicionava você sem sequer conhecê-lo ou vice-versa em razão dos perfis fakes que espionavam sua vida particular, agora é a vez do Facebook também apresentar sua busca social, que parece permitir, escolhas, ou invasões deliberadas, sem sua permissão. Pelo menos, é o que aparenta, apesar do modelo de pesquisa estar em uso somente em alguns perfis nos estados Unidos.

O Facebook anunciou sua nova Busca Social – veja apresentação em https://www.facebook.com/about/graphsearch que permite realizar pesquisas na rede social por pessoas, fotos, lugares e interesses. Isso permite algumas buscas interessantes, como “restaurantes que meus amigos curtiram”; mas também deixa pesquisar coisas mais invasivas, como “fotos de mulheres em biquínis”.

Para escapar da invasão de privacidade veja algumas dicas apresentadas abaixo:

A opção mais óbvia para evitar que seu perfil apareça na Busca Social seria impedir que seu perfil apareça na busca. Infelizmente, isso não é mais possível: a função foi sendo paulatina removida e totalmente removida em dezembro. Segundo a rede menos de 10% de usuários escondia seus perfis da busca, sendo que o número de usuários é de um bilhão, portanto, muita gente. Com a apresentação da Busca Social, a decisão do Facebook está explícita e faz sentido.

Se você procurar bizarrices do tipo  “pessoas que curtem Ku Klux Klan”, “homens que gostam de fazer cocô nas calças” o Facebook autocompletou as solicitações. Para evitar que seu rosto apareça em buscas assim, como provável pessoa que curte tais bizarrices fique atento e siga o passo:

– na página do facebook.com/SEU-NOME-DE-USUÁRIO/favorites (inserindo seu nome de usuário); ou vá até seu perfil e clique em “Opções Curtir”. Depois, clique em Editar.

–  surgirão botões para controlar a visibilidade das páginas que você curtiu. Elas provavelmente estão configuradas para “Público”; mude-as para “Amigos” ou “Somente Eu”.

– Depois, desça a página e ao lado de “Outras páginas que você curte”, escolha a opção “Amigos” ou “Somente Eu”. Aí estão a maioria das páginas que você curtiu; limitando a visibilidade delas. Desta forma você estará, em parte, protegido da Busca Social.

 

Anúncios